Direção fotográfica: como ajudar a cliente superar a timidez e sentir a vontade diante da câmera em um ensaio?

Direção fotográfica: como ajudar a cliente superar a timidez e sentir a vontade diante da câmera em um ensaio?

Uma das principais características da linguagem corporal positiva é a segurança. Ela se manifesta de diversas formas, do próprio olhar até o sorriso que revela confiança. Afinal, quem sabe sorrir com naturalidade já demonstra ter uma visão positiva sobre si.

Por esse motivo, fotografar uma modelo ou uma pessoa tímida é sempre um desafio. Em boa parte das vezes não se trata apenas de timidez em frente da câmera ou do fotógrafo em si, mas de um problema que vai além e está na (falta de) auto-confiança da retratada.

Porémm existem alguns truques que ajudam os fotógrafos a dirigirem pessoas assim de forma a se sentirem mais à vontade diante da câmara, quebrarem a timidez, fazerem lindas poses naturalmente e, por fim, ter um ensaio fotográfico de sucesso. Vamos explorar algumas delas?

Conheça seu cliente: converse com a pessoa para obter informações sobre o estilo, suas preferências e outros antes do ensaio

A primeira dica de como ajudar o cliente a se sentir à vontade diante da câmera é conhecer a pessoa, seus gostos, hobbies e preferências antes mesmo do dia da sessão. Isso lhe permitirá “sair na frente” e antecipar várias questões. Você poderá preparar o ambiente e o estilo do ensaio para que ele (ou ela) se sinta à mais vontade e confiante. Além disso, será assunto para você puxar durante os clicks, pois nada pior para uma pessoa tímida do que um ambiente calado e frio.

Saber alguns detalhes como o estilo de roupa que a pessoa irá usar, os tons preferidos, o tema, o tipo de cabelo e maquiagem que ela pretende usar, por exemplo, são formas de você ajudá-la a se sentir à vontade e, por consequência, ter uma postura mais confiante na hora do ensaio.

O simples fato de conversar com a pessoa antes, demonstrando interesse em sua história, seus medos e receios, gera um “rapport”, uma sensação de confiança mútua entre as partes, e contribui muito com o sucesso da sessão. Pessoas inseguras costumam ser indecisas frente a todas as escolhas envolvidas: a maquiagem, o tipo de roupa, até esmalte. Caso perceba espaço para isso, tente ajudar nas decisões de forma honesta e, claro, respeitosa.

Aproveite todas as informações desse bate-papo preliminar para planejar o ensaio. Se a cliente deixou claro que odeia fotos em que aparece de perfil, para que insistir na sessão e já começar o ensaio com poses de lado? Você pode até testar algo quando perceber que o ensaio está fluindo, até desafiando-a com algo tipo “quer ver que seu perfil pode ficar bacana?”. Mas não force a pessoa nem comece dessa forma pois isso só vai deixá-la mais desconfortável e travada.

Deixa a cliente ciente do planejamento do ensaio

Quando lidamos com situações novas ou incertas é natural que fiquemos desconfortáveis. Mesmo quando a pessoa já está passou por outras experiências com fotógrafos e está preparada para ser clicada, ela tem um pouco de timidez no início do ensaio.

Como quebrar esse medo do desconhecido? Quando a pessoa sabe o que a espera tudo fica mais fácil. O que você pode fazer é explicar um pouco do que irá acontecer no ensaio e em que sequência as coisas irão acontecer. Isso pode ser feito no dia que antecede a sessão ou até mesmo quando a pessoa chega ao estúdio ou local da sessão externa e você está montando o equipamento. Assim, a pessoa tem um tempo para se acalmar e se acostumar com o ambiente.

Invista em músicas de fundo

Lembra da dica 1? Se você fez o “para-casa” direitinho, provavelmente perguntou ao cliente sobre seu estilo musical. A dica então é bem simples: invista em músicas que vão de encontro ao estilo da pessoa ou que transmitam paz e tranquilidade.

Como a timidez costuma ser uma sensação de nervosismo, é uma boa ideia escolher músicas que relaxem a mente ou que façam a pessoa se sentir mais à vontade. Não precisa ser nada muito alto nem que atrapalhe sua comunicação durante a direção, mas que torne o ambiente menos “pesado” para todos.

Invista em estímulo psicológico: elogie as poses e fale que as fotos estão ficando muito legais

Outra dica de como ajudar a cliente a se sentir à vontade diante da câmera é usar e abusar de estímulos psicológicos. Um exemplo que eu costumo usar é elogiar as poses (principalmente as iniciais) que a pessoa faz. Fazer isso por várias vezes vai fazer com que a pessoa se sinta mais segura e confiante para fazer poses legais.

Elogiar de maneira sincera a maquiagem, a roupa e os acessórios da modelo antes do início do ensaio sempre ajudam.

Elogie também as fotos que você está tirando, independente do resultado final – “Nossa, essa foto ficou show!”. Alguns fotógrafos não gostam, mas sempre que possível mostre algumas fotos que tenham ficado legais no visor para a cliente, já que assim ela vai ganhando, pouco a pouco, mais confiança e se soltando. Se você tem um estilo mais brincalhão, pode lançar mão de frases divertidas como “você estava escondendo o jogo né?” ou “não sabia que estava fotografando uma modelo de revista”.

Entendeu a idéia, certo? Faça sua cliente se sentir feliz com o fato de que ela está celebrando sua beleza ao estar na frente da câmera. A felicidade no rosto da cliente é a melhor maneira de fazê-la sentir-se mais à vontade. Quanto mais empoderada a cliente se sentir, provavelmente mais confiante e mais solta ela ficará ao longo do ensaio.

Resgatando momentos afetivos do passado

Já comentei sobre isso no texto mas nunca é muito para repetir. Não há melhor maneira de ajudar a cliente a superar sua timidez do que fazê-la sentir-se confiante. E isto é o que faz com que a cliente se sinta à vontade diante da câmera. Aqui você tem muitas opções, principalmente se dedicou tempo a conhecer a trajetória de vida da cliente antes da sessão. Você pode encorajá-la a falar sobre algo em que ela seja boa e se destaque. Você pode pedir que ela se lembre de uma época em que ela se sentia particularmente bem consigo mesma. Você pode tentar resgatar lembranças de conquistas que ela tenha alcançado. Momentos afetivos do passado podem nos trazer uma profunda sensação de confiança e controle, de que somos bons e capazes, tudo que você quer que a pessoa traga para a sessão e que vai transmitir no sorriso, nas poses e em sua expressão corporal como um todo.

Acelerar o ritmo das poses para estimulá-la naturalmente, enquanto fotografa outros ângulos de seu corpo

Às vezes, a timidez de sua cliente pode ser tão intensa que é impossível fazê-la posar naturalmente. Neste caso, você deve tirar as fotos de diferentes ângulos, o mais rápido possível, para tentar fazê-la esquecer um pouco da câmera. Enquanto a pessoa está ali tentando mudar de uma pose para a outra, você está fazendo novos cliques que muitas vezes nem mesmo focam naquilo que determinada pose pede. A modelo pode estar preocupada com seus pés, enquanto que a foto é apenas do rosto.

Este método é especialmente útil se você estiver fotografando um cliente que é extremamente tímido e consiste em tentar mudar seu foco de atenção da câmera em si para outras coisas.

Conclusão

Como você pode ver, há muitas maneiras de ajudar um cliente a se sentir mais à vontade na frente da câmera. O mais importante é descobrir o que faz o retratado se sentir mais confiante e feliz, e depois usar essas coisas para ajudá-lo a se sentir relaxado durante a sessão fotográfica.

Idealmente, para fazer sua cliente posar naturalmente, você deve ajudá-la a esquecer da câmera, fazendo-a se concentrar em outras coisas como um assunto que a interesse, tirando sua preocupação com as poses em si e tirando fotos de ângulos diferentes o mais rápido possível. Se você seguir estas dicas, poderá sim conseguir retratar da melhor maneira aquela pessoa que aparenta ser a mais tímida do mundo. Vale tentar!