Estratégias de Marketing para Fotógrafos – 10 Dicas para Impulsionar seu Negócio

Estratégias de Marketing para Fotógrafos – 10 Dicas para Impulsionar seu Negócio

Como fotógrafo, seu sucesso é em grande parte determinado pela sua capacidade de comercializar seus serviços (e produtos) fotográficos. Sem uma estratégia de marketing, será difícil conseguir novos clientes ou atrair a atenção de pessoas que poderiam se tornar seus futuros clientes.

O marketing para fotógrafos envolve a criação de diferentes estratégias para tornar os clientes potenciais conscientes de seus serviços e seduzi-los o suficiente para contratá-lo. Em vez de esperar que as pessoas venham, “do nada”, bater à sua porta para fazer negócios, você precisa encontrar novas maneiras de se fazer conhecido como fotógrafo e conquistar ativamente seus clientes.

Uma boa estratégia de marketing não só o ajudará a expandir seu negócio, mas também a permanecer como um nome relevante no mercado, o que é um grande desafio no mundo digital de hoje.

Continue lendo para saber mais sobre como você pode desenvolver uma estratégia de marketing eficaz como fotógrafo.

Defina seu público alvo

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing de sucesso é definir seu público-alvo. É impossível abraçar o mundo e querer focar em “qualquer pessoa”. Você precisa descobrir quem você quer atrair e o que eles querem ouvir de você.

As informações que você reunir o ajudarão a criar um plano de marketing que, dentre vários aspectos, define seus planos de fotografia, preços, canais de publicidade a utilizar e sua comunicação: como você falará com seus clientes potenciais, abordando seus problemas e suas necessidades.

A definição de seu público o ajudará a criar uma mensagem de marketing apropriada que ressoará nas pessoas que você está tentando atrair. Visar o público errado apenas irá desperdiçar seus esforços de marketing e o levará a resultados medíocres.

Antes de estabelecer sua estratégia de marketing, faça uma pesquisa para descobrir quem são seus concorrentes e clientes potenciais, o que eles querem, o que eles realmente precisam e quais são seus interesses. Tenha em mente que você não tem que apelar para todos. Você pode visar pessoas que sejam semelhantes a você ou pessoas que tenham um estilo de vida semelhante ao seu.

Como fotógrafo, você pode visar pessoas de todos os estilos de vida, incluindo noivas, pais de recém-nascidos, bebês, famílias, clientes corporativos, entusiastas de viagens ou mesmo pessoas que apenas amam a fotografia. Quanto mais estreitamente você puder definir seu público alvo, melhor. Quanto mais você entender seu público, seus critérios de decisão por um fotógrafo ou outro, o que os faz “gastar dinheiro” com fotografia, etc, mais fácil ficarão as etapas subsequentes.

Construa sua marca

“Uma marca não é o que dizemos de nós mesmos, mas o que os outros dizem de nós”

– Ted Levitt

Uma marca é como uma promessa. É um conjunto de expectativas que o cliente tem ao comprar seu produto ou serviço. É o que você promete a seu cliente que você vai entregar. Quando se trata de marketing, a marca é uma das coisas mais importantes em que você deve se concentrar como fotógrafo.

Depois da definição do seu público-alvo, é a base de toda a sua estratégia de marketing, o alicerce de tudo. Uma marca forte o ajudará a se destacar da concorrência e torná-lo mais atraente aos olhos dos clientes potenciais.

Quando falamos em marca, muitas pessoas pensam apenas no nome e no logotipo, mas o conceito é muito mais amplo que isso. O “tom” de todo seu material de marketing faz parte da sua marca. Toda comunicação sua portanto faz parte da sua marca.

Seu nome e logotipo devem ser simples e fáceis de reconhecer. Seus materiais de marketing, tais como seu website e seus posts nas mídias sociais, devem transmitir a mesma mensagem, para que as pessoas que se depararem com qualquer comunicação sua possam facilmente reconhecer sua marca.

Ao criar elementos de marca, certifique-se de que eles sejam consistentes em todos os seus materiais de marketing. Não se concentre apenas nas fotos que você tira. É importante expandir seus esforços de branding para incluir seu website, páginas de mídia social e materiais de marketing. Seu website deve apresentar seu portfólio de fotos e informações relevantes sobre seus serviços. Suas páginas de mídia social são ótimos lugares para mostrar sua personalidade e se envolver com clientes potenciais.

Estabeleça sua reputação

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Uma boa reputação pode ajudá-lo a atrair novos clientes e construir fidelidade com os clientes existentes. Isso é válido basicamente em qualquer área mas em especial na fotografia. Indicações são extremamente importantes na nossa área. Você pode estabelecer sua reputação mantendo padrões elevados para seu trabalho e tratando seus clientes com respeito e dedicação. O que as pessoas dizem sobre seus negócios? Você cumpre seus prazos? Honra com as promessas da sua proposta? Parecem respostas óbvias, mas na prática, o que percebemos de profissionais atuando das formas menos profissionais imaginadas não é brincadeira.

Como fotógrafo, a imagem que você projeta para o público é um elemento essencial para o seu sucesso. Criar uma boa imagem pública para sua empresa o ajudará a atrair mais clientes, garantir contratos mais lucrativos e aumentar suas margens de lucro. Para começar a construir sua reputação, você pode se engajar nas mídias sociais, ser ativo em sua comunidade fotográfica local e ganhar cobertura editorial da mídia local.

Uma dica simples pode ajudar muito e percebo poucos fotógrafos fazendo isso de maneira pró-ativa: solicite a TODOS os seus clientes que deixem comentários no Google Meu Negócio, Facebook e outros espaços públicos.

Quando clientes potenciais estão procurando um fotógrafo, eles querem ter certeza de que estão escolhendo a pessoa certa para o trabalho. Assegure-os mostrando sua experiência, seu portfólio e certificando-se de oferecer o melhor serviço possível.

Realize concursos e sorteios

As atividades promocionais são uma ótima maneira de envolver seu público-alvo e chamar a atenção para seus serviços. Uma das atividades promocionais mais eficazes é a criação de concursos e sorteios de brindes. É uma forma divertida, barata e criativa de conquistar novos clientes, aumentar o reconhecimento da marca e gerar leads.

Você pode organizar um concurso nas mídias sociais ou definir um sorteio aleatório. Por exemplo, você pode criar um concurso em que as pessoas são solicitadas a enviar uma frase dizendo porque seu filho merece ganhar um ensaio fotográfico. A frase mais criativa ganha a sessão.

Isto o ajudará a gerar leads, aumentar o reconhecimento da marca e ser apresentado na mídia. É uma ótima maneira de atrair novos clientes, coletar informações de contato dos interessados sem que eles sintam que você está sendo agressivo ou insistente.

Crie e siga um calendário editorial

Se você quer ser levado a sério como fotógrafo, você precisa publicar conteúdo de qualidade, de forma consistente. Mas o que é ser consistente? Consistente diz respeito a regularidade. Não basta postar algo hoje e depois só daqui a um mês, deixando sua mídia “pegando poeira”.

A publicação regular de conteúdo original o ajudará a construir um público fiel e a se estabelecer como uma referência em sua área. Isto o ajudará a atrair novos clientes e a tornar seu negócio mais lucrativo.

Crie um calendário editorial e agende suas postagens. Isto o ajudará a manter a consistência, sem esquecer de publicar e otimizará seu tempo, já que em uma “sentada” você já programa um monte de posts.

Os calendários editoriais são essenciais para os fotógrafos, pois a maioria de seu conteúdo é visual. Ao postar novas imagens com freqüência, você engajará seu público e o manterá voltando para mais. Consistência é fundamental quando se trata de publicar conteúdo. As pessoas virão a esperar novos conteúdos de você regularmente e deixarão de segui-lo se você não os entregar.

Produza conteúdo de vídeo

conteudo video

O conteúdo visual é essencial para as estratégias de marketing de hoje. Os clientes estão mais propensos a comprar de você se sentirem que o conhecem. Na verdade, 93% dos consumidores dizem que os negócios visuais são mais atraentes. O conteúdo visual é uma das melhores maneiras de fazer as pessoas conhecerem, gostarem e confiarem em você. Ok, todo fotógrafo terá facilidade em postar imagens. Mas e quanto aos vídeos?

O conteúdo em vídeo é especialmente eficaz porque dá aos clientes uma visão mais pessoal do seu negócio e de sua marca. Vídeos são uma grande tendência na Web e não é a toa: é você falando direto para quem está do outro lado; é você se expondo e criando conexão com seus clientes.

Esse tipo de mídia é também mais memorável do que outros tipos de conteúdo. Crie conteúdo de vídeo em seu website ou crie uma série de vídeos para seu canal no YouTube ou para suas mídias sociais. Você também pode fazer parceria com outros influenciadores em sua indústria ou outros fotógrafos para criar conteúdo de vídeo em conjunto.

Alavanque suas mídias sociais

As mídias sociais (Instagram, TikTok, Youtube, Whatsapp, etc) são um dos canais de marketing mais eficazes para os fotógrafos. Quase todos nós usamos com frequência, várias vezes ao dia, uma ou mais desses plataformas, portanto é um ótimo lugar para começar a construir sua marca e se conectar com clientes potenciais.

Use as mídias sociais para promover seus serviços, falar sobre tópicos de tendências em sua indústria e interagir com clientes em potencial. Você também pode usá-las para encontrar potenciais leads e gerar novas vendas.

Mas por onde começar? As vezes é impossível sair criando e publicando conteúdo em todas elas. Foque nas principais. Os melhores canais de mídia social para os fotógrafos atualmente são o Instagram, o Facebook e o Twitter. Crie uma página de negócios no Facebook e um perfil no Instagram. Estas são as duas plataformas de mídia social mais populares e que trazem mais resultados. O Twitter pode ser deixado para um segundo momento.

Estabeleça parcerias com outros fotógrafos

Alguns fotógrafos percebem colegas de profissão apenas como concorrentes mas você pode aumentar a visibilidade de sua marca e atrair novos clientes, criando parcerias com outros fotógrafos. A parceria com profissionais de diferentes segmentos é outra ótima maneira de impulsionar sua estratégia de marketing. Pesquise no Google fotógrafos de sua cidade que estão em um campo diferente do seu e veja se você pode fazer parcerias com eles. Isto pode ajudá-lo a expandir seu alcance e aumentar a visibilidade de sua marca.

Cursos e eventos de fotografia também são excelentes oportunidades de criar networking e estabelecer parcerias desse tipo. Participe sempre que possível.

Você também pode criar parcerias com fotógrafos que estão no mesmo campo que você. Por exemplo: suponha que você seja especialista em fotografia de bebês e atue em Belo Horizonte. Nem todo fotógrafo de gestante na cidade também trabalha com recém-nascidos, realizando ensaio newborn em BH. Por que não criar uma parceria em que ambos ganhem? Se você não realiza ensaios gestante pode indicar clientes ao parceiro e em contra-partida receber indicações. Ou, se ambos acharem interessante, podem combinar um percentual por cada cliente indicado que fechar a contratação do serviço.

Estabeleça parcerias com outros fotógrafos

Pense na “jornada” do seu cliente como um todo e não só no seu serviço. Imagine que você é uma noiva. Obviamente você deve fechar outros diversos serviços para que o casamento aconteça a seu gosto: o buffet, a banda, a igreja, o cerimonial… A fotografia é “apenas” uma das “dores” de quem pretende se casar. Agora imagine que ao contratar o cerimonial você receba a indicação de que o melhor fotógrafo de casamento da região é o Fulano. Certamente você vai cogitá-lo em sua busca, certo?

Daí a importância de estabelecer parcerias com outros negócios que façam parte do “ecossistema” que você está inserido. Isso é válido para praticamente todos os nichos da fotografia: de casamento a newborn, passando por ensaios sensuais, moda, still, etc.

Aposte nas plataformas de anúncios como Google Ads e Facebook Ads

anuncios pagos

Muitos fotógrafos, tanto iniciantes quanto aqueles mais experientes, têm certo receio em pagar por anúncios. É um grande equívoco pensar que esses grandes nomes da Internet são apenas serviços gratuitos e que é possível atingir seu público de maneira orgânica, sem anúncios pagos. Por melhor que seja sua estratégia de mídias sociais, você precisa pensar que a forma desses “caras” ganharem dinheiro é através de anúncios e cada vez mais vão diminuir o alcance de suas publicações não pagas, visando aumentar as receitas deles e agradar os investidores.

Os três maiores medos de quem evita anunciar seus serviços de fotografia no Google Ads ou no Facebook Ads são:

1. Achar que essas ferramentas são um bicho de sete cabeças

Obviamente você precisará dedicar algum tempo para aprender a usá-las mas nenhuma delas é algo do outro mundo. Aprender a dominar o ISO, o obturador e o tempo de exposição são bem mais difíceis do que criar seu primeiro anúncio😜. Não faltam na Internet cursos sobre como anunciar no Facebook ou como veicular anúncios no Google Ads.

2. Achar que é necessário grandes orçamentos para começar

A grande revolução em termos de negócios promovida por essas plataformas foi permitir que pequenos anunciantes, empresas ou profissionais liberais, pudessem veicular sua publicidade. Pense em anos atrás: se você quisesse anunciar na televisão ou em uma revista de grande circulação, precisaria vender talvez seu carro para pagar por 30 minutos no ar em horário não nobre.

Além de possibilitar que você anuncie gastando pequenas quantias (R$ 10 por dia por exemplo), essas ferramentas permitem que você segmente seus anúncios atingindo somente aquelas pessoas que fazem parte do seu público-alvo. “É como ter uma bazuca com mira-laser na mão e alcançar estritamente aqueles que se interessam no seu produto/serviço” – conta Allan Peron, especialista em marketing digital.

Você é um fotógrafo de casamentos? Pode direcionar seus anúncios para casais que estão noivos a alguns meses. É um fotógrafo newborn que atua em Belo Horizonte como no exemplo dado anteriormente? Pode mostrar seu anúncio somente quando mulheres, de 25 a 45 anos, buscam pelo termo “ensaio newborn bh” no Google.

3. Achar que não vale a pena pois o custo é alto

Quem assume esse tipo de pensamento muitas vezes nunca parou para analisar o conceito de ROI (retorno sobre investimento).

Vamos supor novamente que você seja um fotógrafo especializado em recém-nascidos. Quanto custa um ensaio newborn? Suponha que seu preço médio, desconsiderando ganho com álbum ou adicionais do tipo seja de R$ 1.000,00. Se você investe R$ 10,00 por dia no Google Ads, seu custo mensal será de R$ 300,00. Se você fechar um único contrato vindo desse canal, você teve um lucro de R$ 700,00, 2x maior do que seu investimento. Esse cliente teria chegado até você sem o anúncio?

Se você fez “o dever de casa” e criou um anúncio da maneira correta, falar em fechar uma contratação ao mês é mais do que factível, mas decidimos exemplificar dessa forma apenas para ilustrar o quanto pode ser relevante investir em anúncios pagos. Considere o fechamento de 2 contratos com o mesmo orçamento e você teria um lucro de R$ 2.000 – $300,00 = R$ 1.700,00 sem considerar indicações que esse cliente pode gerar para você depois e que esse mesmo cliente poderá vir a te contratar para outros serviços futuramente, uma vez que goste da primeira experiência com você.

Pronto para colocar a mão na massa?

O mercado fotográfico é muito interessante porém bastante competitivo. Embora os equipamentos não sejam baratos, a barreira de entrada é razoavelmente baixa e a todo instante novos “aventureiros” entram nesse mar. Se você almeja ser um fotógrafo realizado, que tenha na fotografia um negócio própero, você terá que ir além das técnicas fotográficas e de pós-produção / edição. Você também precisa focar na administração do seu negócio, da qual faz parte elaborar estratégias de marketing.

Quer você esteja apenas lançando seu negócio de fotografia ou buscando renovar seus atuais esforços de marketing, esperamos que as dicas desse artigo possam ter aberto sua mente e lhe trazido vários insights poderosos! Mãos à massa!